Há um ano, num mês de Setembro, cansada de ficar em casa após longos três meses de puerpério (precedidos de três anos de pandemia), celebrava a minha carta de alforria, convidando quem quisesse para “ruar”: era lançado o Sai da toca Tasca, edição mensal da news, que contempla um apanhado dos programas culturais e gastronômicos da cidade que me inspiram ao saracoteio.
De lá para cá, muita coisa mudou: voltei a trabalhar, após a licença maternidade, Pedro cresceu super e se tornou um parceirinho safado, Curitiba vem ficando cada vez mais interessante, nos atraindo ainda mais pra fora. Confesso que o cansaço também bateu. Não hesito muito em trocar uma saidinha animada por um aconchego, em casa, com os meus - nem por isso, sem borogodó.
Seja para sair ou para ficar, a verdade é que a vida pode ter mais graça. E se, por essa cartinha, eu tocar uma única pessoa a sair do comum, já cumpri meu objetivo (marido, não vale ser você, que eu que te levo pros rolês).
Sai da Tasca!
Na província e imediações
Agenda cultural de Curitiba e região
07: não sei se ainda dá para desejar muito ou só torcer por morar ou ter amigo nas imediações do Couto Pereira para curtir o som - embora, aos corajosos e com um troco sobrando, ainda role tentar um ingresso de última hora. É que o primeiro grito do feriado será ao som de ninguém menos que Foo Fighters. Imperdível.
16: a incrível Julie Fank, a cabeça por trás da
(melhor)Escola de Escrita, Esc., lançará seu livro Dobradiça, “com uma série de crônicas e ensaios publicadas nos últimos anos - e um ou outro inédito”. A partir das 16h, na sede da Esc. em Curitiba - Praça Osório, 379, sala 901.27 a 01.10: o Festival da Palavra traz a literatura para a capital, com nomes como Eduardo Bueno (RS), Leandro Karnal (RS), Mary Del Priore (SP), Amara Moira (SP), Auritha Tabajara (CE), Flavio de Souza (SP), Cassio Scarpin (SP), Natália Polesso (RS), além dos locais Alice Ruiz, Cristóvão Tezza, Giovana Madalosso, Nadja Naira. A programação envolverá feira de livros de editoras curitibanas, palestras, bate-papos, oficinas, exposições de poesia, leituras de autores locais, sessões de autógrafos, contação de histórias, performances, teatro e musicas. Programação e inscrições em breve no Guia.Curitiba.
até 22.out: a Casa Portfólio recebe a exposição fotográfica, que acompanha o lançamento do livro “Raízes”, de Rafael Saldanha, sobre pescadores artesanais. Terça e quarta, das 8h às 19h; quintas, sextas e sábados, das 8h às 22h; e domingos, das 9h às 19h. Evento gratuito e aberto ao público. [fonte: Plural Jornal]
Pra gastar a roda do carrinho
Programas para curtir com babies e crianças (inclusive as adultas)
desde 29.ago: o programa “Ampliando olhares: astronomia e a busca humana por sentido”, da PUC-PR, oferece oficinas de observação do céu, destinadas a destrinchar um pouco da complexidade de nosso universo. Cada encontro terá um foco especial e ocorrerão conforme cronograma, sendo destinados para crianças maiores de 7 anos. As atividades terão início às 19h, com previsão de término às 21h. As incrições, gratuitas, devem ser feitas previamente pelo Sympla. [fonte: @passeioscuritiba]
07 a 10: a bienal de quadrinhos invade o Museu Municipal de Arte. Com o tema “Resistências, existências: quadrinhos e corpos plurais”, o evento contará com palestras, debates, exposições, oficinas, sessões de autógrafos com artistas convidados e convidadas, feira, festas e duelos de HQS. Evento gratuito. [fonte: @curitibacult]
Em tempo: para quem for ao evento e levar alimentos não perecíveis para a doação, vai ter sorteio de livros, ofertados pelos artistas. Imperdível. [fonte: Plural Jornal]
07 a 17: a 7a. Mostra Internacional de Artes Para Crianças vai agitar a cidade com espetáculos de teatro, circo, dança, música, artes visuais e literatura. A participação é gratuita, mas mediante agendamento, via Sympla. A programação completa e o link para agendamento estão no site do evento.
já em 01.out: o musical A Bela e a Fera - In Concert trazem um pouco de história, magia e encantamento para a província. Única apresentação, as 16h, no Teatro Positivo. Ingressos a partir de R$ 70,00.
Pó de flu
Dicas culturais de outros destinos - que pretendo visitar, ou gostaria muito
Munique: apesar do nome característico, é em setembro que a cidade se transforma num grande biergarten, para celebrar a cultura e tradição germânicas. A Oktoberfest acontece de 16 de setembro a 03 de outubro e está no topo da minha lista de coisas legais para fazer antes de morrer. Quem sabe um dia.
Deu vontade? Fica o spoiler: este ano, Curitiba também terá uma para chamar de sua. Aguardem só!
Do quarto pra sala, e vice-versa
Afinal ninguém é obrigado a sair de casa para curtir
bar de café: eu tinha um sonho e quem me contou foi a
, mais uma vez com os seus , tão meus. O desejo? Um bar de café na Tasca, com todos os utensílios para brincar de barista e surpreender a mim mesma, em uma manhã de domingo. Aqui, o compartilhamento de perfis pra lá de inspiradores. Acrescento só um: o dela, que também arrasa em me deixar aguada com seus lindos matcha latte.
pãozinho de banana: sou apaixonada por pão, por banana e por canela. Uma receita que combine todas essas delícias precisa entrar ontem pras minhas favoritas. Mais uma vantagem? É vegana! Perfeição.
Jane Eyre: sou completamente apaixonada por tudo que a Antofágica toca. E como acho já ter falado aqui, as Irmãs Brönte tão no meu radar e não é de hoje. Acho que esse lançamento junta a fome com a vontade de comer.
Que setembro te faça florescer!
Com carinho,
Mari P. Bragança
Obs.: se quiser contribuir, me escreve? Vou adorar receber e dividir tuas boas dicas!
Obs. 2: gosta dessas edições da Sai da Tasca? O que falta por aqui? Me conta?
Li essa edição e dei de cara com a dica do show do Foo Fighters enquanto vejo as pessoas subirem a rua em direção ao Couto haha torcendo para que dê pra ouvir um pouco aqui de casa!